Antes de subir aos Céus, Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo aos discípulos e os mandou seguirem pelo mundo para pregar o Evangelho.
Por isso, no domingo seguinte ao da Ascensão comemora-se a Festa de Pentecostes ou do Espírito Santo, isto é, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a Igreja.
Neste ano a comemoração de Pentecostes será no dia 31 de maio. A data é móvel e varia de acordo com o dia em que se comemora a Páscoa. Portanto, primeiro Jesus ressuscitou, depois subiu aos céus e depois nos enviou o Espírito Santo.
É importante não confundir ASCENSÃO com ASSUNÇÃO. A ascensão refere-se a Jesus que ascendeu (subiu) aos céus por seu próprio poder.
A assunção refere-se a Nossa Senhora que foi assunta (levada) aos céus pelos anjos, pelo poder de Deus e não pelo seu próprio poder.
Abaixo segue o texto sobre a Ascensão de Jesus, escrito pelo evangelista São Mateus (Mt 28, 16-20).
Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram.
Então Jesus se aproximou e lhes disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário