segunda-feira, 25 de maio de 2009

REFORMA PROTESTANTE - CONTRA REFORMA


Inquisição, uma das modalidades da Contra-Reforma católica.

A Contra-Reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contra-Reforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.

Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.

A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio, outra instituição eclesiástica criada na Contra-Reforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

Em 1542, o Concílio de Trento, uma reunião dos principais líderes da Igreja organizada pelo papa Paulo III, selou o conjunto de medidas tomadas pela Contra-Reforma. No Concílio de Trento estabeleceu-se o princípio de infabilidade papal e a declaração do Índex, conjunto de livros proibidos pela Igreja. Além disso, a Vulgata foi estabelecida como versão oficial da Bíblia Sagrada, foi proibida a venda de indulgências e todas as doutrinas católicas foram reafirmadas.

IGREJA CATÓLICA

Desde o século XVI o Cristianismo tem sido a principal religão do Brasil, predominando a Igreja Católica Romana.
O catolicismo no Brasil foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do Brasil. O catolicismo possui grande presença social, política e na cultura do Brasil.

História

O Cristianismo chegou no Brasil já no descobrimento e lançou profundas raízes na sociedade. Em 1549, seis jesuítes da Companhia de Jesus acompanharam o Governador-Geral Tomé de Souza, estes eram chefiados pelo Padre Manoel de Nóbrega, em 1580 os carmelitas descalços chegaram ao Brasil e em 1581 tiveram início as missões dos beneditinos.
Durante o século XVI e XVII, o governo português representados pelos governadores-gerais buscaram o equilíbrio entre o governo central e a Igreja Católica, com o intuito de diminuir e administrar os conflitos existentes entre os missionários, os colonos e os índios.
Com isso, o estados controlava a atividade eclesiática da colônia por meio do padroado, assim arcava com o sustento da igreja e ganhava a obediência e o reconhecimento da Igreja.
Além disso, o estado nomeava os bispos e párocos e concedia licenças para a construção de novas igrejas, ajudando financeiramente todo este processo.

Logo após a Proclamação da república, foi decrata a separação entre o Estado e a Igreja, assim a repúblicava acabou com o padroado e reconheceu o caráter leio do Estado, garantindo a liberdade religiosa.

O governo de Getúlio Vargas foi marcado pela aprovação da Constituição de 1934, onde prevê uma colaboração entre a Igreja e o Estad, neste momento foram atendidas várias reivindicações católicas, tais como: Aulas religiosas facultativas nas escolas públicas e a presença do nome de Deus na constituição.

Hoje, a Igreja Católica é constituída por três vertentes são elas:
- O clero tradicionalista, onde são defendidas práticas ortodoxias e o conservadorismo;
- Teologia da Libertação, uma espécie de esquerda eclesiástica;
- Renovação Carismática, movimentos vigorosos e mais recentes da Igreja

As principais tradições populares católicas no Brasil são:
- Peregrinação à Nossa Senhora da Aparecida (Padroeira do Brasil);
- Círio de Nazaré;
- Festa do Divino.

Por Thiago Ribeiro
Equipe BrasilEscola.com

A IMPORTÂNCIA DA CONFISSÃO

Uma pesquisa preparada pelo Instituto de Estatística da Igreja católica, sob a direção do Padre Witold Zidaniewicz, publicada pelo jornal Niedziela, da Polônia, revela dados sobre a prática da confissão no país.

O jornal católico informou que os fiéis da Polônia, em sua maioria, praticam o sacramento da confissão. Boa parte dos entrevistados, 46,5%, o fazem algumas todos os meses do ano.

Mais da metade deles, segundo a pesquisa 51,7%, revelou que se confessa algumas vezes por ano, e apenas 1,7% que se dedica a confissão apenas uma vez a confissão durante os 12 meses.

A pesquisa não se limitou a saber apenas quantas vezes as pessoas se confessam durante o ano. Para 85,9%, ocorre uma mudança espiritual após a confissão; para 53,8%, o resultado se vê no fortalecimento dos laços familiares; e 53,6% disseram que o ato ajuda no perdão.

O papel do sacerdote foi questionado e, para a maioria, 55,7%, ele aparece como testemunha da misericórdia, ou de diretor espiritual que compreende nossa vida, segundo 47,4% das pessoas. Para 34,7%, é visto como um médico espiritual. Outros 9% o consideram um juiz que dá a penitência.

O Papa Bento XVI urgiu aos fiéis do mundo a redescobrir o Sacramento da Confissão.

O Pontífice afirmou que o confessor, "com uma dócil adesão ao Magistério da Igreja se faz ministro da consoladora misericórdia de Deus, ressalta a realidade do pecado e manifesta ao mesmo tempo a ilimitada potência renovadora do amor divino , amor que restitui a vida".
___________

domingo, 24 de maio de 2009

ASCENSÃO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Neste domingo celebra-se a Ascensão, ou seja, a "subida" de Jesus aos céus quarenta dias após a sua Ressurreição.

Antes de subir aos Céus, Jesus prometeu a vinda do Espírito Santo aos discípulos e os mandou seguirem pelo mundo para pregar o Evangelho.

Por isso, no domingo seguinte ao da Ascensão comemora-se a Festa de Pentecostes ou do Espírito Santo, isto é, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a Igreja.

Neste ano a comemoração de Pentecostes será no dia 31 de maio. A data é móvel e varia de acordo com o dia em que se comemora a Páscoa. Portanto, primeiro Jesus ressuscitou, depois subiu aos céus e depois nos enviou o Espírito Santo.

É importante não confundir ASCENSÃO com ASSUNÇÃO. A ascensão refere-se a Jesus que ascendeu (subiu) aos céus por seu próprio poder.

A assunção refere-se a Nossa Senhora que foi assunta (levada) aos céus pelos anjos, pelo poder de Deus e não pelo seu próprio poder.

Abaixo segue o texto sobre a Ascensão de Jesus, escrito pelo evangelista São Mateus (Mt 28, 16-20).

Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram.

Então Jesus se aproximou e lhes disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo."

Aproveite essa data e eleve suas preces a Nosso Senhor que prometeu que permanecerá sempre conosco, todos dos dias, até o fim do mundo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

SANTA RITA DE CÁSSIA

Itália, 1457. Durante 18 anos suportou as asperezas e infidelidades de um marido de caráter brutal, a quem converteu com sua paciência e espírito sobrenatural. Tendo ele sido assassinado, pediu a Deus a morte dos filhos, que queriam vingar a do pai. Após a morte do marido e dos filhos, entrou para o convento das agostinianas, onde recebeu na fronte um dos espinhos da coroa do Salvador. Operou tantos milagres, que passou a ser conhecida como a "advogada das causas perdidas" e "santa dos impossíveis".

SANTA RITA DE CÁSSIA a SANTA dos desesperados

Ó poderosa Santa Rita, chamada a Santa dos impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar da hora extrema, refúgio e salvação na dor para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero: com toda a confiança no vosso celeste patrocínio a vós recorro, no difícil e imprevisto caso que dolorosamente me aflige o coração.

Dizei-me, Santa Rita: não me quereis auxiliar e consolar? Afastareis o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado?

Vós bem sabeis, vós bem conheceis o que é martírio do coração. Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amaríssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio.

Falai, rogai, intercedei por mim, que não ouso fazê-lo, ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me dEle a graça que desejo ... (mencione-se aqui a graça desejada).

Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será certamente aceita e atendida; valer-me-ei desse favor para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na terra e no céu as misericórdias divinas. Assim seja.

Rezar três vezes o Pai-nosso, a Ave-Maria e o Glória.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

संता Terezinha

"Ontem à noite, durante a hora do silêncio, pensava em minha morte próxima; e cochilei um instante.

Nesse estado de meio sono, encontrava-me num campo que parecia um cemitério: as aubépines estavam em flor, os pássaros cantavam, via grande número de pessoas em festa.

Era como um dia de triunfo! E me perguntava: 'Mas o que é isto? Para quem é esta festa? No entanto, não se trata de um enterro...

` Apesar de tudo, pressentia que se tratava mesmo de mim. Este sonho me parece bem misterioso e não posso deixar de pensar que, cedo ou tarde, conheceremos seu significado" (17).


sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vidéos

Batismo


Na última Páscoa por volta de 150.000 adultos americanos ingressaram na Igreja Católica recebendo o batismo.

O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich o fez poucas semanas antes, informou a agência Zenit.

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos comentou em comunicado de imprensa que “os números mostram o crescimento e a vitalidade da Igreja católica em regiões onde tradicionalmente representava só uma pequena minoria”.

Por exemplo, a arquidiocese de Atlanta tinha 513 catecúmenos aguardando o batismo e 2.195 candidatos batizados que vão ingressar na Igreja Católica em 2009, sem contar os batismos de crianças.

Uma californiana, Heidi Sierras, foi escolhida para representar a América do Norte na Vigília Pascual no Vaticano, onde foi batizada por S।S. Bento XVI.
Estes novos católicos em geral engrossam as correntes conservadoras da Igreja.

As correntes ditas ‘progressistas’ torcem o nariz diante da simples idéia da conversão, pois acham que é anti-ecumênica.

Mas, a graça do Espírito Santo que age no fundo das almas e é a única que pode mover a autênticas conversões não quer saber desses sofismas.
Família de evangélicos recebe batismo no rito tradicional católico, paróquia da Assunção, Morristown, NJ

Assim, por vezes, até famílias inteiras [foto] ingressaram e se preparam para ingressar na Santa Igreja.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

अस १२ प्रोमेस्सास दो सग्रदो Coraçãओ दे Jesus

1ª Promessa: A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.”

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos ”.

11ª Promessa: "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.

12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.


Releia com atenção a 1ª. Promessa...

O Sagrado Coração pede apenas para você colocar a imagem dEle em sua casa, para receber essas bênçãos prometidas.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Terço das Chagas - Modo de rezar:

Abertura:
- Deus, vinde em nosso auxílio.Senhor, socorrei-nos e salvai-nos!
Glória…

Oração inicial:
- Ó Jesus, Divino Redentor, sede misericordioso para connosco e para com o mundo inteiro. Ámen.
- Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Ámen.
- Pai Eterno, misericórdia, pelo Sangue de Jesus Cristo, Vosso Único Filho: Tende misericórdia de nós, nós Vo-lo suplicamos. Ámen, Ámen, Ámen.

Nas contas grandes do terço (Em lugar do Pai Nosso):
- Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as Chagas das nossas almas.

Nas contas pequenas do terço (Em lugar da Avé Maria):
- Meu Jesus, perdão e misericórdia pelos méritos das Vossas Santas Chagas!

No fim:
Recita-se três vezes a jaculatória:

- Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as chagas das nossas almas.